segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Decadência Europeia

"Se o continente do euro souber regular-se através de poderosas políticas territoriais,então a unidade monetária servirá ao desenvolvimento da diversidade dos países,das regiões e das cidades.Mas,se ele não o conseguir fazer,então a riqueza concentrar-se-á no centro do continente enquanto que a pobreza,a exclusão e os partidos da recusa proliferarão nas periferias."

In Euroland/Civiland,livro publicado pelo CRPM(www.crpm.org ) lançado simultaneamente em sete idiomas europeus,no mesmo ano do nascimento do euro.Entretanto,14 anos passados,onde estamos?


"O crescimento é o deus escondido das nossas sociedades.Este deus escondido é um deus cruel:exige sacrifícios humanos.Hoje pesa sobre nós a angústia mais grave que jamais se abateu sobre os homens ao longo da sua história: a sobrevivência do planeta e dos que o habitam.
Não é verdade que o crescimento económico(por si só) permita superar as crises,muitas vezes até as provoca pois o mercado capitalista acumula a riqueza em vez de a distribuir.Os gigantes das multinacionais apoderam-se do mundo e escapam a qualquer controlo dos povos.A mesma selva reina ao nível político.
A mesma propaganda das grandes forças dominantes para candidatos ou programas pré-fabricados,a mesma confiscação das iniciativas da base por uma delegação de poder permanente,global e profissionalizada,o mesmo fosso entre manipuladores e manipulados.
A cultura(actual e global)e o ensino têm como função essencial reproduzir esta selva,com as suas hierarquias e concorrências,reduzindo o mais possível(nos média e na sociedade)a reflexão sobre os fins e usando as ciências e técnicas para fabricar mercadorias(e consumidores) e manipular os homens.
As opções que nos propõem ou nos impõem os estados e os partidos não estão à altura da crise e não podem resolvê-la.Essas opções são pré-fabricadas de fora,de cima.
Nos países ditos socialistas a planificação feita no topo não associa de modo nenhum os cidadãos às decisões que determinam o seu futuro.E também a industrialização parece nesses países ter adoptado a finalidade dos países capitalistas.
A estas duas vias( capitalismo selvagem e capitalismo de estado)semelhantes,afinal,porque negligenciam o homem,Garaudy opõe um projecto de sociedade que designa por "Projecto Esperança",o qual se baseia na autodeterminação dos fins e na autogestão dos meios económicos e sociais."

Roger Garaudy in O Projecto Esperança(livro de 1976) o qual aprofunda as teses de a Alternativa de 1972.


https://artedeomissao.wordpress.com/2011/06/18/bilderberg-e-a-uniao-europeia/ «--


Elites europeias estão causando retrocesso de décadas - Carta Maior
www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia...
19 set. 2012 Entrevista ao líder do syriza na Grécia

A origem das políticas económico/financeiras do FMI e da Troika
O que é o Consenso de Washington?
www.geomundo.com.br/geografia-30145.htm -
O que é o Consenso de Washington? A expressão Consenso de Washington,
chamada também de neoliberalismo, nasceu em 1989

Sem comentários:

Enviar um comentário