terça-feira, 3 de julho de 2012

A Inversão dos Primatas


Desenvolvendo os conceitos dos principais cientistas do campo da psicopatologia, Norberto Keppe, ao longo de seus 40 anos de pesquisa clínica, descobriu no ser humano uma atitude destrutiva, que se manifesta na sociedade como um todo, a qual denominou “Inversão”.
Essa descoberta constata que o ser humano é muitas vezes atraído pela destruição, deixando de lado o que lhe é benéfico. Em um âmbito mais amplo, a inversão manifesta-se por valores e estilos de vida invertidos. A guerra e a violência têm-se tornado a maneira de resolver conflitos, onde o capital assumiu oficialmente uma posição primordial, ficando acima da vida humana.
Nesse mundo invertido, o homem serve ao dinheiro, em vez de o dinheiro servir ao homem, gerando injustiça e exploração selvagem do indivíduo e da natureza, ao mesmo tempo em que a sociedade impõe às pessoas menos humanidade, incentivando o egoísmo, o materialismo e a paranoia.
Apesar de constante, essa atitude de Inversão permanece inconsciente nos seres humanos.  Sem perceber, a humanidade continua desenvolvendo meios cada vez mais sofisticados de destruir a si mesma e ao planeta.
Além da Inversão, entre as principais descobertas de Keppe, podemos citar a Teomania, a inveja universal, a falta de consciência, a origem da doença na vontade, a técnica de interiorização etc. Keppe, além do seu método original de psicoterapia individual, criou também o modelo de empresas e residências trilógicas.
O ser humano tem, racionalmente e intuitivamente, a noção de certo–errado e bem–mal. Ele também aprende dos pais, dos professores e nas igrejas o que deveria fazer para ter saúde, equilíbrio e progresso. Porém, por conta do mecanismo psíquico da Inversão, cuja causa fundamental é a inveja inconsciente, ele não pratica o que deveria e o que sabe pela razão. Pelo contrário, acaba por criar uma série de “sistemas filosóficos” a fim de justificar sua prática destrutiva.
A causa da destruição do ser humano, da sociedade e do mundo, analisadas à luz da psicossociopatologia (ciência de N. Keppe), está principalmente na Inversão psíquica que ocorre em dois níveis:

Individual

A Inversão no nível emocional, de “valores” e de atitudes, como adotar o egoísmo, o materialismo, a inveja, a mentira, a corrupção, a máscara, a raiva, a agressividade, a censura, a ganância, a alienação, a superficialidade, a dispersão, a preguiça, a voracidade, o sensorialismo como atitudes vantajosas para se vencer na vida.

Social

Em nível social, a Inversão se manifesta por meio do poder socioeconômico doentio que cria leis injustas, costumes destrutivos, falta de ética ou repressão social, sistemas decadentes e corruptos, instituições que agem contra o povo e a natureza. Nessas práticas incluem-se as guerras, o terrorismo, o racismo, a intolerância religiosa, o capitalismo privado ou de estado, os juros, a exploração irracional do trabalho humano e dos recursos naturais, o consumismo, a estagnação das ciências, das artes e do conhecimento.
No momento, o poder econômico patológico dominou os poderes político, judiciário, legislativo, religioso e midiático, estabelecendo a pior de todas as ditaduras que já se teve conhecimento na história.
Por causa dessa atitude invejosa, invertida, destrutiva e ainda inconsciente, o ser humano rejeita e destrói tudo o que é bom, belo e verdadeiro em sua vida e na civilização. Daí as enfermidades orgânicas, psíquicas, socioeconômicas e ecológicas.
Para melhor compreensão desses conceitos, leia os livros A origem das enfermidades, de N.Keppe, e A libertação dos povos – Patologia do poder, além dos demais livros da Proton Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário